Os relatórios são elaborados de acordo com a exigência e detalhe solicitado pelo cliente. A sua colaboração é fundamental para a obtenção do resultado pretendido.
O cliente deve garantir que se reúnem as condições necessárias para a realização de visita técnica ao local (como enunciado no capítulo “Inspeção/visitas técnicas”) e fornecer os dados e documentação necessária à elaboração do relatório.
Estrutura e conteúdo do relatório:
O relatório é produzido e verificado por técnico(s) de Engenharia com formação científica;
O relatório escrito será constituído por duas partes:
- Um registo fotográfico (intercalado ao longo do relatório);
- Parte escrita composta pelos seguintes capítulos:
- Introdução;
- Identificação do imóvel;
- Documentação;
- Visita ao local;
- Levantamento de soluções construtivas;
- Levantamento de anomalias;
- Conclusões (podem constituir-se em diretrizes corretivas ou soluções técnicas);
- Anexos (mapas de quantidades, estimativa orçamental).
O preço do relatório decorre do número de horas estimadas para a elaboração do mesmo e, ainda, do grau de tecnicidade/especificidade.
Relatório sem prescrição de soluções técnicas:
1. Relatório Base: relatório composto pelos seguintes itens:
- Identificação, localização e causa das anomalias;
- Apresentação de diretrizes corretivas das anomalias sem detalhe técnico.
Relatórios com prescrição de soluções técnicas:
2. Relatório Técnico: relatório composto pelos seguintes itens:
- Identificação, localização e causas das anomalias;
- Apresentação de soluções técnicas referenciando produtos e métodos construtivos.
3. Relatório Técnico Detalhado: relatório completo composto pelos seguintes itens:
- Identificação, localização e causas das anomalias;
- Se necessário, recurso a testes e ensaios para melhor diagnosticar as patologias associadas;
- Apresentação de soluções técnicas referenciando produtos e métodos construtivos;
- Execução de mapas de quantidades;
- Estimativa orçamental.