Relatórios

Os relatórios são elaborados de acordo com a exigência e detalhe solicitado pelo cliente. A sua colaboração é fundamental para a obtenção do resultado pretendido.

O cliente deve garantir que se reúnem as condições necessárias para a realização de visita técnica ao local (como enunciado no capítulo “Inspeção/visitas técnicas”) e fornecer os dados e documentação necessária à elaboração do relatório.

Estrutura e conteúdo do relatório:

O relatório é produzido e verificado por técnico(s) de Engenharia com formação científica;

O relatório escrito será constituído por duas partes:

  1. Um registo fotográfico (intercalado ao longo do relatório);
  2. Parte escrita composta pelos seguintes capítulos:
  • Introdução;
  • Identificação do imóvel;
  • Documentação;
  • Visita ao local;
  • Levantamento de soluções construtivas;
  • Levantamento de anomalias;
  • Conclusões (podem constituir-se em diretrizes corretivas ou soluções técnicas);
  • Anexos (mapas de quantidades, estimativa orçamental).

O preço do relatório decorre do número de horas estimadas para a elaboração do mesmo e, ainda, do grau de tecnicidade/especificidade.

Relatório sem prescrição de soluções técnicas:

 1. Relatório Base: relatório composto pelos seguintes itens:

  • Identificação, localização e causa das anomalias;
  • Apresentação de diretrizes corretivas das anomalias sem detalhe técnico.

Relatórios com prescrição de soluções técnicas:

 2. Relatório Técnico: relatório composto pelos seguintes itens:

  • Identificação, localização e causas das anomalias;
  • Apresentação de soluções técnicas referenciando produtos e métodos construtivos.

 3. Relatório Técnico Detalhado: relatório completo composto pelos seguintes itens:

  • Identificação, localização e causas das anomalias;
  • Se necessário, recurso a testes e ensaios para melhor diagnosticar as patologias associadas;
  • Apresentação de soluções técnicas referenciando produtos e métodos construtivos;
  • Execução de mapas de quantidades;
  • Estimativa orçamental.